Ortega y Gasset criou o conceito de homem-massa para explicar uma sociedade que rejeita o esforço e a exigência. Entenda sua crítica à cultura moderna.
Existe uma pergunta incômoda por trás de muitas das transformações culturais do nosso tempo: o que acontece com uma sociedade quando ela deixa de exigir que seus indivíduos se tornem melhores?
Em 1930, o filósofo espanhol José Ortega y Gasset publicou A Rebelião das Massas, uma das mais conhecidas análises da sociedade moderna. Seu diagnóstico não era simplesmente sobre multidões, nem sobre a quantidade de pessoas reunidas em determinado lugar. O conceito de homem-massa designava sobretudo um tipo humano: alguém satisfeito com aquilo que é, pouco disposto à autoexigência e convencido de que pode usufruir das conquistas da civilização sem compreender o esforço histórico que as tornou possíveis.
A ideia continua provocadora porque Ortega não perguntava apenas quem manda na sociedade, mas também que tipo de pessoa uma sociedade está produzindo.
O homem-massa não é simplesmente a maioria
Há um equívoco comum na leitura de Ortega: imaginar que “massa” significa simplesmente a população em geral. Não é exatamente isso. Estudos dedicados à obra mostram que Ortega trabalha com uma distinção principalmente qualitativa, e não apenas quantitativa. O homem-massa pode existir em diferentes classes sociais, profissões e ambientes; inversamente, uma pessoa pertencente a uma categoria social comum pode agir de maneira disciplinada, exigente e criadora.
A diferença está na atitude diante da própria existência.
O homem-massa, na descrição de Ortega, recebe o mundo como algo pronto. Encontra ciência, tecnologia, instituições, direitos, conforto e conhecimento acumulado e tende a enxergar tudo isso como se fosse natural. Não percebe a longa cadeia de trabalho, disciplina, descobertas e sacrifícios que tornou possível sua vida.
É como entrar em uma casa perfeitamente construída e imaginar que ela sempre esteve ali.
O conforto pode esconder o esforço que o produziu
Essa é uma das ideias mais interessantes de A Rebelião das Massas. O progresso material pode produzir uma espécie de esquecimento do próprio progresso.
Ortega observava que o homem moderno havia alcançado um nível de bem-estar extraordinário em comparação com épocas anteriores. Mas justamente por nascer dentro desse ambiente, poderia imaginar que aquilo não exigia manutenção nem responsabilidade. A Fundação Ortega y Gasset resume essa crítica dizendo que o homem-massa usufrui dos resultados da ciência, da técnica e da civilização sem compreender o esforço histórico acumulado por trás deles.
O paradoxo é poderoso: quanto maior o patrimônio cultural de uma sociedade, mais fácil pode se tornar esquecer o trabalho necessário para construí-lo.
Uma pessoa que nasce cercada de livros pode imaginar que o conhecimento simplesmente existe. Quem nasce em uma sociedade tecnologicamente avançada pode tomar a tecnologia como natureza. Quem recebe instituições relativamente estáveis pode esquecer que elas também são construções históricas frágeis.
A cultura, nesse sentido, é uma herança. Mas toda herança traz uma pergunta: o que faremos com aquilo que recebemos?
Quando a cultura deixa de exigir esforço

É aqui que o pensamento de Ortega toca diretamente o problema da cultura.
Cultura não é apenas possuir informação. Também não é consumir produtos culturais. Ler alguns livros, conhecer nomes de artistas ou frequentar museus não transforma automaticamente alguém em uma pessoa culta.
A cultura, para Ortega, envolve formação. Ela exige que o indivíduo saia de si mesmo, encontre algo que o ultrapasse e aceite o trabalho necessário para compreendê-lo.
Isso significa admitir que nem tudo precisa ser imediatamente fácil, divertido ou adaptado ao nosso gosto.
Uma grande obra pode exigir atenção. Uma sinfonia pode exigir escuta. Um filósofo pode exigir paciência. Um romance pode obrigar o leitor a permanecer durante centenas de páginas diante de personagens e ideias que inicialmente lhe parecem estranhos.
Quando a cultura passa a ser medida apenas pela facilidade com que conseguimos consumi-la, alguma coisa se perde.
O problema não é tornar a cultura acessível. O problema começa quando acessibilidade passa a significar ausência de exigência.
O homem-massa quer o resultado, não o caminho
Talvez seja possível resumir a crítica de Ortega em uma oposição simples: usufruir é fácil; construir é difícil.
O homem-massa deseja os benefícios da civilização, mas não necessariamente deseja assumir as obrigações que os acompanham. Na interpretação da Fundação Ortega y Gasset, ele se caracteriza pela pretensão de ter direitos sem a correspondente disposição para reconhecer deveres.
Essa crítica não significa defender que algumas pessoas nasceram superiores a outras. Aliás, uma leitura acadêmica da obra de Ortega ressalta que a oposição entre massa e minoria não corresponde simplesmente a classes sociais ou posições econômicas: uma mesma pessoa pode agir como “massa” em determinada esfera e como “minoria” em outra.
A “minoria” de Ortega é, antes de tudo, aquela que se exige mais.
Não é uma aristocracia de sangue. É uma aristocracia do esforço.
A cultura como autoexigência
Por isso, talvez a frase mais importante para compreender Ortega não seja “homem-massa”, mas aquilo que ele coloca em oposição a esse tipo humano: a vida esforçada.
A pessoa que se exige mais não necessariamente possui mais inteligência, dinheiro ou prestígio. Ela simplesmente não considera suficiente permanecer como está.
Quer aprender algo difícil. Quer aperfeiçoar seu trabalho. Quer compreender antes de opinar. Aceita que algumas coisas importantes demorem. Reconhece que a liberdade não significa apenas poder escolher, mas também ser capaz de escolher contra a própria comodidade.
Essa ideia aproxima Ortega de uma tradição muito mais antiga: a noção de que formar-se é uma tarefa.
A cultura, nesse sentido, não é decoração. É disciplina da atenção.
E talvez seja justamente isso que uma sociedade excessivamente confortável corre o risco de esquecer.
Ortega ainda fala ao presente?

É preciso evitar transformar Ortega em um profeta que teria previsto exatamente a sociedade atual. A Rebelião das Massas foi publicada em 1930 e respondia às circunstâncias históricas da Europa de seu tempo. Seu conceito de massa não foi criado para explicar redes sociais, smartphones ou algoritmos.
Mas sua pergunta permanece intelectualmente útil: o que acontece quando as pessoas recebem cada vez mais possibilidades e, ao mesmo tempo, sentem cada vez menos necessidade de se aperfeiçoar?
A questão não é saber se pertencemos ou não à “massa”. A categoria de Ortega é mais interessante quando aplicada como uma pergunta sobre nós mesmos.
Em que áreas da minha vida aceito o caminho mais fácil?
Em quais assuntos repito opiniões que nunca examinei?
Quanto daquilo que considero meu conhecimento é apenas aquilo que encontrei pronto?
E, talvez principalmente: o que ainda estou disposto a aprender, mesmo quando aprender exige esforço?
A cultura precisa voltar a ser difícil?
Talvez a resposta não seja tornar a cultura deliberadamente inacessível. Tampouco transformar dificuldade em sinônimo de qualidade.
A questão é outra.
Uma sociedade culturalmente saudável precisa conservar espaços onde o indivíduo seja convidado a superar a própria comodidade. Precisa de livros que não sejam imediatamente compreendidos, obras de arte que exijam contemplação, ideias que desafiem preconceitos e instituições capazes de transmitir aquilo que uma geração recebeu das anteriores.
Ortega temia uma civilização em que o indivíduo acreditasse ter chegado ao fim da história, como se tudo estivesse pronto para seu consumo. Sua resposta era recuperar o sentido da vida como projeto: não simplesmente ser alguém, mas fazer-se alguém.
Talvez essa seja a parte mais atual de sua crítica.
A cultura começa a morrer não necessariamente quando os livros desaparecem, mas quando deixamos de aceitar que alguma coisa possa exigir de nós mais do que aquilo que já estamos dispostos a oferecer.
E talvez o verdadeiro contrário do homem-massa não seja o homem superior, mas simplesmente aquele que ainda consegue olhar para si mesmo e perguntar: o que posso exigir de mim que ainda não exigi?
Referências
- ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. 1930.
- Fundação José Ortega y Gasset — Revista de Estudios Orteguianos. Estudos sobre “massa”, “homem-massa” e “minoria”.
- Fundação José Ortega y Gasset — biografia e apresentação da obra de Ortega.
Até mais!
Tête-à-Tête










Deixe uma resposta