A História de Absalão

A Bíblia diz que Absalão foi elogiado como o homem mais bonito de todo o Israel: “Ele era impecável da cabeça aos pés”. (2 Samuel 14:25, NLT ) Quando ele cortava o cabelo uma vez por ano — apenas porque ficou muito pesado — ele pesava dois quilos e meio. Parecia que todos o amavam.

Absalão tinha uma linda irmã chamada Tamar, que era virgem. Outro filho de Davi, Amnom, era seu meio-irmão. Amnon se apaixonou por Tamar, estuprou-a e depois rejeitou-a em desgraça.

Durante dois anos Absalão ficou em silêncio, abrigando Tamar em sua casa. Ele esperava que seu pai, Davi, punisse Amnom por seu ato. Quando Davi não fez nada, a raiva de Absalão se transformou em uma conspiração vingativa.

Um dia, Absalão convidou todos os filhos do rei para uma festa de tosquia de ovelhas. Quando Amnom estava comemorando, Absalão ordenou que seus soldados o matassem.

Após o assassinato, Absalão fugiu para Gesur, a nordeste do mar da Galileia , para a casa de seu avô. Ele se escondeu lá por três anos. David sentia muita falta do filho. A Bíblia diz em 2 Samuel 13:37 que Davi “chorou dia após dia por seu filho”. Finalmente, David permitiu-lhe voltar para Jerusalém .

Gradualmente, Absalão começou a minar o Rei Davi, usurpando sua autoridade e falando contra ele ao povo. Sob o pretexto de honrar um voto, Absalão foi a Hebron e começou a reunir um exército. Ele enviou mensageiros por toda a terra, proclamando sua realeza.

Quando o Rei David soube da rebelião, ele e os seus seguidores fugiram de Jerusalém. Enquanto isso, Absalão seguiu o conselho de seus conselheiros sobre a melhor maneira de derrotar seu pai. Antes da batalha, Davi ordenou às suas tropas que não fizessem mal a Absalão. Os dois exércitos entraram em confronto em Efraim, numa grande floresta de carvalhos. Vinte mil homens caíram naquele dia. O exército de David prevaleceu.

Enquanto Absalão montava sua mula debaixo de uma árvore, seu cabelo ficou emaranhado nos galhos. A mula fugiu, deixando Absalão suspenso no ar, indefeso. Joabe, um dos generais de Davi, pegou três dardos e os enfiou no coração de Absalão. Então dez escudeiros de Joabe cercaram Absalão e o mataram.

Rei Davi lamenta a morte de Absalão
 O rei Davi sofre ao saber da morte de seu filho rebelde Absalão nas mãos de seu próprio exército, deixando de lado sua coroa, que está no chão. Carleton E. Watkins (americano, 1829-1916). Imagens de patrimônio / Imagens Getty

Para surpresa de seus generais, Davi ficou com o coração partido pela morte de seu filho, o homem que tentou matá-lo e roubar seu trono. Ele amava profundamente Absalão. A dor de David mostrou a profundidade do amor de um pai pela perda de um filho, bem como o arrependimento pelos seus próprios fracassos pessoais, que levaram a muitas tragédias familiares e nacionais.

Esses episódios levantam questões perturbadoras. Absalão assassinou Amnom porque Davi não conseguiu puni-lo? A Bíblia não dá respostas específicas, mas quando Davi era idoso, seu filho Adonias se rebelou da mesma forma que Absalão. Salomão mandou matar Adonias e executou outros traidores para garantir seu reinado.

O nome Absalão significa “pai da paz”, mas este pai não fez jus ao seu nome. Ele teve uma filha e três filhos, todos os quais morreram cedo ( 2 Samuel 14:27 ; 2 Samuel 18:18 ). 

Forças

Absalão era carismático e facilmente atraiu outras pessoas para ele. Ele possuía algumas qualidades de liderança.

Fraquezas

Ele fez justiça com as próprias mãos ao assassinar seu meio-irmão Amnom. Então ele seguiu um conselho imprudente, rebelou-se contra seu próprio pai e tentou roubar o reino de Davi.

Lições de vida

Absalão imitou as fraquezas de seu pai em vez de seus pontos fortes. Ele permitiu que o egoísmo o governasse, em vez da lei de Deus . Quando ele tentou se opor ao plano de Deus e destituir o rei legítimo, a destruição caiu sobre ele.

Versículos-chave da Bíblia

2 Samuel 15:10 Então Absalão enviou mensageiros secretos por todas as tribos de Israel para dizer: “Assim que vocês ouvirem o som das trombetas, digam: ‘Absalão é rei em Hebron.’” NVI )

2 Samuel 18:33 O rei ficou abalado. Ele subiu para o quarto por cima do portão e chorou. Enquanto ia, ele disse: “Ó meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Se ao menos eu tivesse morrido em seu lugar, ó Absalão, meu filho, meu filho!” (NVI).

Fonte:learnreligion


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête