Quando uma morte é anunciada no mundo judaico, recita-se o seguinte:
Hebraico: ברוך דיין האמת.Transliteração:
Baruch dayan ha-emet. Português: “Bem-aventurado o Juiz da Verdade.”
No funeral, os familiares costumam dizer uma bênção semelhante:
Hebraico: ברוך אתה ה’ אלוהינו מלך העולם, דיין האמת.Transliteração:
Baruch atah Adonai Eloheynu melech ha’olam, dayan ha-emet. Português: “Bendito sejas, Senhor, nosso Deus, Rei do universo, o Juiz da Verdade.”
Então, começa um longo período de luto com uma série de leis, proibições e ações.
Cinco fases do luto
Existem cinco estágios de luto no Judaísmo.
- Entre a morte e o sepultamento.
- Primeiros três dias após o enterro: os visitantes às vezes são desencorajados a visitar durante este período, pois a perda ainda é muito recente.
- Shiva (שבעה, literalmente “sete”): o período de luto de sete dias após o enterro, que inclui os primeiros três dias.
- Shloshim (שלושים, literalmente “trinta”): os 30 dias seguintes ao enterro, que inclui shivá . O enlutado emerge lentamente de volta à sociedade.
- Período de doze meses, que inclui shloshim, em que a vida se torna mais rotineira.
Embora o período de luto para todos os parentes termine após o shloshim , ele continua por doze meses para aqueles que estão enlutados da mãe ou do pai.
Shiva
Shiva começa imediatamente quando o caixão está coberto de terra. Os enlutados que não podem ir ao cemitério começam a shivá na hora aproximada do enterro. Shiva termina sete dias depois do serviço de oração matinal. O dia do enterro é contado como o primeiro dia, embora não seja um dia inteiro.
Se a shivá começou e há um feriado importante ( Rosh Hashaná , Yom Kippur , Páscoa , Shavuot , Sucot ), então a shivá é considerada completa e o resto dos dias é anulado. A razão é que é obrigatório estar alegre nas férias. Se a morte ocorreu no próprio feriado, o enterro e a shivá começam depois.
O lugar ideal para fazer shivá é na casa do falecido, pois seu espírito continua morando lá. O enlutado lava as mãos antes de entrar em casa, faz uma refeição de condolências e prepara a casa para o estado de luto.
Restrições e Proibições de Shiva
Durante o período de shivá , há uma série de restrições e proibições tradicionais.
- Sair da casa do luto é limitado.
- Os espelhos estão cobertos. Existem vários motivos, um deles é que o enlutado não deve melhorar sua aparência durante esse período.
- O enlutado senta-se em um banquinho baixo.
- Sapatos de couro são proibidos (antigamente, os sapatos de couro eram um símbolo de riqueza e conforto).
- As saudações são proibidas tanto para o enlutado quanto para aqueles que vêm apresentar suas condolências. A exceção é o sábado ( Shabat ).
- É proibido tomar banho. A sujeira pode ser removida localmente com água e sabão.
- Cortes de cabelo são proibidos.
- Barbear é proibido para homens.
- É proibido cortar unhas.
- É proibido lavar roupas, exceto as roupas para usar no sábado.
- É proibido usar roupas novas. (Após o período de shivá até o final do 12º mês, se for necessário comprar roupas novas, o enlutado deve primeiro pedir a alguém que as use para ele, para que não sejam mais consideradas “novas”.)
- As relações conjugais são proibidas.
- Estudar a Torá é proibido, pois é uma fonte de grande deleite.
- É proibida a realização de negócios. Existem algumas exceções (por exemplo, perda grave).
- É proibido frequentar festas.
No Shabat, o enlutado pode sair da casa do luto para ir à sinagoga e não usa roupas rasgadas. Imediatamente após o culto noturno de sábado à noite, o enlutado retoma seu estado completo de luto.
Chamadas de condolências durante Shiva
É uma mitsvá fazer uma chamada de shivá , o que significa visitar a casa da shivá .
“E foi depois da morte de Abraão que D’us abençoou seu filho Isaque” (Gênesis 25:11).
A implicação do texto é que a bênção de Isaque e a morte estavam relacionadas, portanto, os rabinos interpretaram isso como significando que D’us abençoou Isaque confortando-o em seu luto. O objetivo da chamada de shivá é ajudar a aliviar o enlutado de seu sentimento de solidão. Mas, ao mesmo tempo, o visitante espera que o enlutado inicie a conversa. Cabe ao enlutado ditar o que quer falar e expressar.
A última coisa que o visitante diz ao enlutado antes de sair é:
Hebraico: המקום ינחם אתכם בתוך אבלי ציון וירושליםTransliteração: HaMakom yenacheim etchem betoch sha’ar aveiliei Tzion v’Yerushalayim. – Português: Que Deus o conforte entre os outros enlutados de Zíon e Jerusalém.
Shloshim
As proibições que continuam em vigor a partir da shivá são não cortar o cabelo, fazer a barba, cortar as unhas, usar roupas novas e ir a festas.
Doze meses
Ao contrário da contagem de shiva e shloshim , a contagem dos 12 meses começa no dia da morte. É importante ressaltar que são 12 meses e não um ano porque no caso de ano bissexto o enlutado ainda conta apenas 12 meses e não conta o ano inteiro.
O Kadish do Enlutado é recitado durante 11 meses no final de cada serviço de oração. Ajuda a consolar o enlutado e só é dito na presença de pelo menos 10 homens (um minyan ) e não em privado.
Yizkor : Recordando os Mortos
A oração yizkor é feita em épocas específicas do ano para prestar homenagem ao falecido. Alguns têm o costume de recitá-lo pela primeira vez nas primeiras férias após a morte, enquanto outros esperam até o final dos primeiros 12 meses.
Yizkor é dito em Yom Kippur, Páscoa, Shavuot, Sucot e no aniversário memorial (a data da morte) e na presença de um minyan . Uma vela yizkor de 25 horas é acesa todos esses dias.
Desde o momento da morte até o final do shloshim ou 12 meses , existem – superficialmente – leis rígidas a serem seguidas. Mas são essas leis que nos proporcionam o conforto necessário para aliviar a dor e a perda.
…
Fonte:learnreligions
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta