Entre os líderes espirituais locais nas principais religiões do mundo, o rabino judeu ocupa um papel um pouco diferente numa sinagoga do que, por exemplo, um sacerdote de uma igreja católica romana, o pastor de uma igreja protestante ou o lama de um templo budista. 

A palavra Rabino é traduzida como “professor” em hebraico. Na comunidade judaica, um rabino é visto não apenas como um líder espiritual, mas também como um conselheiro, um modelo e um educador. A educação dos jovens é, de facto, a principal função do rabino. O rabino também pode liderar serviços espirituais, como serviços de Shabat e serviços de Grandes Dias Santos em Rosh HaShanah e Yom Kippur . Ele ou ela também oficiará eventos do ciclo de vida, como Bar Mitzvahs e Bat Mitzvahs , cerimônias de nomeação de bebês, casamentos e funerais. No entanto, ao contrário dos líderes de outras denominações religiosas, muitas cerimónias judaicas podem ocorrer sem a presença de um rabino. O rabino não detém o tipo de autoridade ritual concedida aos clérigos em outras religiões, mas desempenha um papel mais importante como líder, conselheiro e educador reverenciado. 


Treinamento para Rabinos

Tradicionalmente, os rabinos sempre foram homens, mas desde 1972, as mulheres puderam se tornar rabinos em todos os movimentos, exceto no ortodoxo. Os rabinos geralmente treinam por cerca de cinco anos em seminários como o Hebrew Union College (Reforma) ou o Seminário Teológico Judaico (Conservador). Os rabinos ortodoxos geralmente treinam em seminários ortodoxos chamados yeshivot . Enquanto a formação académica para líderes de outras religiões se centra na formação puramente religiosa, espera-se que os rabinos recebam uma educação muito ampla. 

Quando alguém completa seu treinamento, é ordenado rabino, cerimônia que é chamada de recebimento de s’michah . O termo s’michah refere-se à imposição de mãos que ocorre quando o manto rabínico é passado ao rabino recém-ordenado.

Um Rabino é geralmente chamado de “Rabino [insira o sobrenome aqui]”, mas também pode ser chamado simplesmente de “rabino”, “rebe” ou “reb”. A palavra hebraica para rabino é “rav”, que é outro termo às vezes usado para se referir a um rabino.

Embora o rabino seja uma parte importante da comunidade judaica, nem todas as sinagogas têm rabinos. Nas sinagogas menores que não têm rabino, líderes leigos honrados são responsáveis ​​por liderar os serviços religiosos. Nas sinagogas menores, também é comum que o rabino ocupe um cargo de meio período; ele ou ela pode muito bem seguir uma ocupação externa. 


A sinagoga

A sinagoga é a casa de culto do Rabino, onde ele atua como líder espiritual e conselheiro da congregação. A sinagoga contém muitos recursos exclusivos da religião judaica, incluindo os seguintes:

  • Bimá.  A plataforma elevada na frente do santuário. Geralmente, está localizado no lado leste do edifício, porque os judeus geralmente ficam voltados para o leste, em direção a Israel e Jerusalém, enquanto oram. 
  • Arca  ( Aron kodesh em hebraico) é a característica central do santuário. Contidos dentro da arca estarão os rolos da Torá da congregação. Acima da arca está o Ner Tamid (hebraico para “Chama Eterna”), que é uma luz que permanece acesa constantemente, mesmo quando o santuário não está em uso.
  • Rolos da Torá. Contidos dentro da arca, os rolos da Torá estão consagrados no lugar de maior honra dentro do santuário. Um rolo da Torá contém o texto hebraico dos primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). 
  • Obra de arte. Muitos santuários serão decorados com obras de arte ou vitrais. As obras de arte e os motivos variam amplamente de congregação para congregação.
  • Placas memoriais. Geralmente contêm placas com nomes de pessoas da congregação que morreram, junto com as datas de sua morte em hebraico e inglês.
  • Siddur. Este é o principal livro de orações da congregação contendo a liturgia hebraica lida durante o culto de oração. 
  • Chumash. Esta é uma cópia da Torá em hebraico. Geralmente contém uma tradução em inglês da Torá, bem como o texto hebraico e inglês da Haftarot lido após a porção semanal da Torá.

Fonte:Learnreligions


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête