Os profetas desempenharam um papel importante ao longo das páginas das Escrituras, mas isso não significa que sempre entendemos quem eles eram ou o que tentavam realizar. Felizmente, será muito mais fácil entender os profetas quando definirmos algumas informações básicas.
O básico
A maioria das pessoas estabelece uma forte ligação entre o papel de um profeta e a ideia de prever o futuro. Eles acreditam que profeta é alguém que faz (ou fez, no caso da Bíblia) muitas previsões sobre o que vai acontecer.
Certamente há muita verdade nessa ideia. A maioria das profecias registradas nas Escrituras que tratam de eventos futuros foram escritas ou proferidas pelos profetas. Por exemplo, Daniel previu a ascensão e queda de vários impérios no mundo antigo, incluindo a aliança medo-persa, os gregos liderados por Alexandre, o Grande, e o Império Romano (ver Daniel 7:1-14 ) . Isaías previu que Jesus nasceria de uma virgem ( Isaías 7:14 ), e Zacarias previu que o povo judeu de todo o mundo retornaria a Israel após sua restauração como nação ( Zacarias 8:7-8 ).
Mas prever o futuro não era o papel principal dos profetas do Antigo Testamento. Na verdade, suas profecias foram mais um efeito colateral de seu papel e função principal.
O papel principal dos profetas na Bíblia era falar ao povo sobre as palavras e a vontade de Deus em suas situações específicas. Os profetas serviram como megafones de Deus, declarando tudo o que Deus lhes ordenava que dissessem.
O que é interessante é que o próprio Deus definiu o papel e a função dos profetas no início da história de Israel como nação:
18 Suscitarei para eles um profeta como você dentre os seus irmãos israelitas e porei as minhas palavras na sua boca. Ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar. 19 Eu mesmo responsabilizarei qualquer um que não escutar as minhas palavras que o profeta fala em meu nome.Deuteronômio 18:18-19
Essa é a definição mais importante. Um profeta na Bíblia era alguém que falava as palavras de Deus às pessoas que precisavam ouvi-las.
Pessoas e lugares
Para compreender plenamente o papel e a função dos profetas do Antigo Testamento , você precisa estar familiarizado com a história de Israel como nação. Depois que Moisés conduziu os israelitas para fora do Egito e para o deserto, Josué finalmente liderou a conquista militar da terra prometida. Esse foi o início oficial de Israel como nação no cenário mundial. Saul acabou se tornando o primeiro rei de Israel , mas a nação experimentou seu maior crescimento e prosperidade sob o governo do Rei Davi e do Rei Salomão . A nação de Israel foi dividida sob o governo do filho de Salomão, Roboão. Durante séculos, os judeus estiveram divididos entre o reino do norte, chamado Israel, e o reino do sul, chamado Judá.
Deus começou a usar os profetas como a principal forma de falar ao seu povo durante o período dos juízes antes de Saul se tornar rei. Eles continuaram sendo a principal forma de Deus transmitir Sua vontade e palavras até que Jesus subiu ao palco séculos depois.
Ao longo do crescimento e regressão de Israel como nação, os profetas surgiram em momentos diferentes e falaram ao povo em locais específicos. Por exemplo, entre os profetas que escreveram livros agora encontrados na Bíblia, três ministraram ao reino do norte de Israel: Amós, Oséias e Ezequiel. Nove profetas serviram ao reino do sul, chamado Judá: Joel, Isaías, Miquéias, Jeremias, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Houve até profetas que serviram em locais fora da pátria judaica. Daniel comunicou a vontade de Deus aos judeus levados cativos na Babilônia após a queda de Jerusalém. Jonas e Naum falaram aos assírios na capital deles, Nínive. E Obadias declarou a vontade de Deus ao povo de Edom.
Responsabilidades Adicionais
Assim, os profetas serviram como megafones de Deus para declarar a vontade do Senhor em regiões específicas e em pontos específicos da história. Mas, dadas as diferentes circunstâncias que cada um deles enfrentou, a sua autoridade como emissários de Deus muitas vezes levou a responsabilidades adicionais, algumas boas e outras más.
Por exemplo, Débora foi uma profetisa que também serviu como líder política e militar durante o período dos juízes, quando Israel não tinha rei. Ela foi em grande parte responsável por uma enorme vitória militar sobre um exército maior com tecnologia militar superior ( ver Juízes 4 ). Outros profetas ajudaram a liderar os israelitas durante as campanhas militares, incluindo Elias ( ver 2 Reis 6:8-23 ).
Durante os pontos altos da história de Israel como nação, os profetas foram guias sutis que forneceram sabedoria aos reis e outros líderes tementes a Deus. Por exemplo, Natã ajudou Davi a voltar ao curso após seu caso desastroso com Bate-Seba ( ver 1 Samuel 12:1-14 ). Da mesma forma, profetas como Isaías e Daniel foram amplamente respeitados em sua época.
Outras vezes, porém, Deus chamou profetas para confrontar os israelitas sobre a idolatria e outras formas de pecado. Estes profetas ministraram frequentemente em tempos de declínio e derrota para Israel, o que os tornou singularmente impopulares e até mesmo perseguidos.
Por exemplo, aqui está o que Deus instruiu Jeremias a proclamar ao povo de Israel:
6 Então a palavra do Senhor veio ao profeta Jeremias: 7 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Diga ao rei de Judá, que o enviou para me consultar: ‘O exército do Faraó, que marchou para fora para apoiá-lo, voltará para sua própria terra, para o Egito. 8 Então os babilônios voltarão e atacarão esta cidade; eles irão capturá-lo e incendiá-lo.’”Jeremias 37:6-8
Não é de surpreender que Jeremias tenha sido frequentemente abordado pelos líderes políticos da sua época. Ele até acabou na prisão ( ver Jeremias 37:11-16 ).
Mas Jeremias teve sorte em comparação com muitos dos outros profetas, especialmente aqueles que ministraram e falaram com ousadia durante os reinados de homens e mulheres maus. Na verdade, aqui está o que Elias tinha a dizer a Deus sobre suas experiências como profeta durante o governo da malvada Rainha Jezabel:
14 Ele respondeu: “Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus Todo-Poderoso. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Eu sou o único que sobrou e agora eles estão tentando me matar também.”
1 Reis 19:14
Em resumo, os profetas do Antigo Testamento foram homens e mulheres chamados por Deus para falar por Ele e muitas vezes liderar em Seu nome durante um período caótico e muitas vezes violento da história de Israel. Eram servos dedicados que ministraram bem e deixaram um legado poderoso para aqueles que vieram depois.
…
Fonte:learnreligions
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête

1 Pingback