Daniel era um jovem da nobreza judaica levado cativo por Nabucodonosor no terceiro ano do reinado de Jeoaquim/Joaquim (Rei de Judá) e renomeado Beltessazar. Ele foi treinado na corte do rei e depois elevado a um alto posto nos reinos da Babilônia e da Pérsia.
Daniel, o profeta, era apenas um adolescente quando apresentado no livro de Daniel e era um homem velho no final do livro, mas nunca em sua vida sua fé em Deus vacilou.
Daniel significa “Deus é meu juiz” ou “juiz de Deus” em hebraico; no entanto, os babilônios que o capturaram de Judá queriam eliminar qualquer identificação com seu passado, então o renomearam Belteshazzar, que significa “que [deus] proteja sua vida”.
Na Babilônia , Daniel foi treinado na corte do rei para servir. Ele rapidamente estabeleceu uma reputação de inteligência e de fidelidade absoluta ao seu Deus.
No início de seu programa de retreinamento, eles queriam que ele comesse a rica comida e o vinho do rei, mas Daniel e seus amigos hebreus, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, preferiram vegetais e água. No final de um período de teste, eles eram mais saudáveis do que os outros e podiam continuar com sua dieta judaica.
Foi então que Deus deu a Daniel a capacidade de interpretar visões e sonhos. Em pouco tempo, Daniel estava explicando os sonhos do rei Nabucodonosor.
Visto que Daniel possuía a sabedoria concedida por Deus e era consciencioso em seu trabalho, ele não apenas prosperou durante os reinados de sucessivos governantes, mas o rei Dario planejou colocá-lo no comando de todo o reino. Os outros conselheiros ficaram com tanta inveja que conspiraram contra Daniel e conseguiram que ele fosse jogado na cova dos leões famintos :
O rei ficou muito feliz e deu ordens para tirar Daniel da cova. E quando Daniel foi levantado da cova, nenhuma ferida foi encontrada nele, porque ele havia confiado em seu Deus. (Daniel 6:23, NVI )
As profecias do livro de Daniel humilham os governantes pagãos arrogantes e exaltam a soberania de Deus . O próprio Daniel é considerado um modelo de fé porque, aconteça o que acontecer, ele manteve os olhos firmemente fixos em Deus.
Realizações de Daniel
Daniel tornou-se um habilidoso administrador do governo, destacando-se em todas as tarefas que lhe foram atribuídas. Sua carreira na corte durou quase 70 anos.
Daniel foi antes de tudo um servo de Deus, um profeta que deu o exemplo ao povo de Deus sobre como viver uma vida santa . Ele sobreviveu à cova dos leões por causa de sua fé em Deus. Daniel também previu o futuro triunfo do reino messiânico (Daniel 7-12).
Pontos fortes de Daniel
Daniel tinha a capacidade de interpretar sonhos e visões.
Daniel adaptou-se bem ao ambiente estrangeiro de seus captores, mantendo seus próprios valores e integridade . Ele aprendeu rápido. Por ser justo e honesto em seus negócios, ele ganhou o respeito dos reis.
Lições de vida de Daniel
Muitas influências ímpias nos tentam em nossa vida diária. Somos constantemente pressionados a ceder aos valores de nossa cultura. Daniel nos ensina que, por meio da oração e da obediência , podemos permanecer fiéis à vontade de Deus.
Pergunta para Reflexão
Daniel recusou-se a transigir em suas convicções. Ele evitou a tentação fixando seus olhos em Deus. Manter seu relacionamento forte com Deus por meio da oração era uma prioridade na rotina diária de Daniel. O que você está fazendo para permanecer firme na fé para que, quando chegarem os tempos de crise, sua confiança em Deus não vacile?
Versículos-chave da Bíblia
Daniel 5:12
“Este homem Daniel, a quem o rei chamou Belteshazzar, foi encontrado para ter uma mente aguçada, conhecimento e entendimento, e também a capacidade de interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver problemas difíceis. Chame Daniel, e ele dirá você o que a escrita significa. (NVI)
Daniel 6:22
“O meu Deus enviou o seu anjo, e ele fechou a boca dos leões. (NVI)
Daniel 12:13
“Quanto a você, siga seu caminho até o fim. Você descansará e, no final dos dias, se levantará para receber a herança que lhe foi atribuída.” (NVI)
…
Fonte:learnreligions
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta