Jesus Cristo escolheu os 12 apóstolos dentre seus primeiros seguidores para se tornarem seus companheiros mais próximos. Após um curso intensivo de discipulado e após sua ressurreição dentre os mortos, o Senhor comissionou totalmente os apóstolos (Mateus 28:16-2, Marcos 16:15) para promover o reino de Deus e levar a mensagem do evangelho ao mundo.

Encontramos os nomes dos 12 discípulos em Mateus 10:2-4 , Marcos 3:14-19 e Lucas 6:13-16 . Esses homens se tornaram os líderes pioneiros da igreja do Novo Testamento, mas não eram isentos de falhas e deficiências. Curiosamente, nenhum dos apóstolos escolhidos era erudito ou rabino. Esses homens não tinham habilidades extraordinárias. Nem religiosos nem refinados, eram pessoas comuns, assim como você e eu.

Mas Deus os escolheu com um propósito – atiçar as chamas do evangelho que se espalhariam por toda a face da terra e continuariam a arder nos séculos seguintes. Deus selecionou e usou cada um desses caras comuns para realizar seu plano excepcional.


Conheça os 12 Apóstolos de Jesus Cristo

Reserve alguns momentos para aprender sobre os 12 apóstolos de Jesus e suas características. Descubra as lições dos homens que ajudaram a acender a luz da verdade que ainda hoje habita nos corações e chama as pessoas a virem e seguirem a Cristo .

Pedro

Apóstolo Pedro
 Detalhe de “The Charge to Peter” de James Tissot. SuperStock / Getty Images

Sem dúvida, Pedro era um “duh”-civil com o qual a maioria das pessoas pode se identificar. Em um minuto ele estava andando sobre as águas pela fé, e no próximo ele estava afundando na dúvida. Impulsivo e emotivo, Pedro é mais conhecido por negar Jesus quando estava sob pressão. Mesmo assim, como discípulo, ele era muito amado por Cristo, ocupando um lugar especial entre os doze.

Pedro, porta-voz dos doze, se destaca nos Evangelhos . Sempre que os homens são listados, o nome de Pedro é o primeiro. Ele, Tiago e João formavam o círculo interno dos companheiros mais próximos de Jesus. Esses três sozinhos tiveram o privilégio de experimentar a transfiguração , junto com algumas outras revelações extraordinárias de Jesus.

Após a ressurreição, Pedro tornou-se um ousado evangelista e missionário, e um dos maiores líderes da igreja primitiva. Apaixonados até o fim, os historiadores registram que quando Pedro foi condenado à morte por crucificação , pediu que sua cabeça fosse voltada para o chão porque não se sentia digno de morrer da mesma forma que seu Salvador.

André

Apóstolo André
 A tradição diz que Andrew morreu como mártir em uma Crux Decussata, ou cruz em forma de X. Leemage / Corbis via Getty Images

O apóstolo André abandonou João Batista para se tornar o primeiro seguidor de Jesus de Nazaré, mas João Batista não se importou. Ele sabia que sua missão era apontar as pessoas para o Messias.

Como muitos de nós, André viveu na sombra de seu irmão mais famoso, Simão Pedro. Todos os quatro Evangelhos identificam André como irmão de Pedro. A dupla era de Betsaida, uma cidade ao norte do Mar da Galileia.

André levou Pedro a Cristo, depois ficou em segundo plano quando seu irmão turbulento se tornou um líder entre os apóstolos e na igreja primitiva .

Os Evangelhos não nos falam muito sobre André, mas ler nas entrelinhas revela uma pessoa que tinha sede da verdade e a encontrou na água viva de Jesus. Na vida de André, descobrimos como um simples pescador jogou suas redes na praia e se tornou um notável pescador de homens.

Tiago

apóstolo Tiago
 Detalhe de “São Tiago Maior” de Guido Reni, c. 1636-1638. O Museu de Belas Artes, Houston

Cada um dos Evangelhos sinóticos identifica Tiago como um dos primeiros discípulos de Jesus. Tiago, filho de Zebedeu, muitas vezes chamado de Tiago, o Maior, para distingui-lo do outro apóstolo chamado Tiago, era membro do círculo íntimo de Cristo, que incluía seu irmão, o apóstolo João , e Pedro.

Tiago e João não apenas ganharam um apelido especial do Senhor – “filhos do trovão” – eles tiveram o privilégio de estar na frente e no centro de três eventos sobrenaturais na vida de Cristo. Além dessas honras, Tiago foi o primeiro dos 12 apóstolos a ser martirizado por sua fé em 44 DC.

João

Apóstolo João
 Detalhe de “São João Evangelista” de Domenichino, final da década de 1620. Cortesia National Gallery, Londres

O apóstolo João, irmão de Tiago, foi apelidado por Jesus de um dos “filhos do trovão”, mas gostava de se chamar “o discípulo a quem Jesus amava”. João provavelmente era mais jovem que Tiago, já que geralmente é mencionado depois dele. Junto com seu pai Zebedeu, os irmãos eram pescadores quando Jesus os chamou.

Com seu temperamento impetuoso e devoção especial ao Salvador, João conquistou um lugar privilegiado no círculo íntimo de Cristo. Seu enorme impacto na igreja cristã primitiva e sua personalidade grandiosa fazem dele um fascinante estudo de caráter. Seus escritos revelam traços contrastantes. Por exemplo, na primeira manhã de Páscoa , com seu típico zelo e entusiasmo, João levou Pedro ao sepulcro depois que Maria Madalena relatou que agora estava vazio. Embora João tenha vencido a corrida e se gabado dessa conquista em seu Evangelho (João 20:1-9), ele humildemente permitiu que Pedro entrasse primeiro na tumba.

Segundo a tradição, João sobreviveu a todos os discípulos, morrendo de velhice em Éfeso, onde pregou um evangelho de amor e ensinou contra a heresia .

Filipe

Apóstolo Filipe
 Detalhe do “Apóstolo São Filipe” de El Greco, 1612. Domínio público

Filipe foi um dos primeiros seguidores de Jesus Cristo e não perdeu tempo chamando outros , como Bartolomeu, para fazer o mesmo. Filipe desempenha um papel maior no Evangelho de João do que nos outros três Evangelhos.

Em João 14:8–9, Filipe pede a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, e ficaremos satisfeitos”. Jesus responde: “Estive todo esse tempo com você, Filipe, e você ainda não sabe quem eu sou? Quem me vê, vê o Pai!”

Embora pouco se saiba sobre ele após a ascensão de Cristo, os historiadores da Bíblia acreditam que Filipe pregou o evangelho na Frígia, na Ásia Menor, e morreu como mártir em Hierápolis. De uma coisa sabemos com certeza: a busca de Filipe pela verdade o levou diretamente ao Messias prometido.

Bartolomeu

Apóstolo Bartolomeu
 Detalhe de “O Martírio de São Bartolomeu”, de Giambattista Tiepolo, 1722 – 1723. Sergio Anelli / Electa / Mondadori Portfolio via Getty Images

Natanael, que se acredita ser o discípulo Bartolomeu, teve um primeiro encontro chocante com Jesus. Quando o apóstolo Filipe o chamou para vir e encontrar o Messias, Natanael ficou cético, mas ele seguiu assim mesmo. Quando Filipe o apresentou a Jesus, o Senhor declarou: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”. Imediatamente Natanael quis saber: “Como você me conhece?”

Jesus chamou sua atenção quando respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes que Filipe o chamasse”. Bem, isso parou Natanael em seu caminho. Chocado e surpreso, ele declarou: “Rabi, você é o Filho de Deus; você é o Rei de Israel.”

Natanael acumulou apenas algumas linhas nos Evangelhos, mas, naquele instante, tornou-se um fiel seguidor de Jesus Cristo.

Mateus

apóstolo Mateus
 Detalhe do “Apóstolo São Mateus” de El Greco, 1610-1614. Leemage / Corbis via Getty Images

Levi, que se tornou o apóstolo Mateus, era um funcionário da alfândega em Cafarnaum que tributava importações e exportações com base em seu próprio julgamento. Os judeus o odiavam porque ele trabalhava para Roma e traiu seus compatriotas.

Mas quando Mateus, o desonesto cobrador de impostos , ouviu duas palavras de Jesus: “Siga-me”, ele deixou tudo e obedeceu. Como nós, ele ansiava por ser aceito e amado. Mateus reconheceu Jesus como alguém por quem valia a pena sacrificar-se, por isso abriu mão de sua vida confortável para servi-lo e segui-lo.

Tomé

Apóstolo Tomé
 “A incredulidade de São Tomás” de Caravaggio, 1603. Domínio público

O apóstolo Tomé é freqüentemente chamado de “Tomé duvidoso” porque se recusou a acreditar que Jesus havia ressuscitado dos mortos até que visse e tocasse as feridas físicas de Cristo. No que diz respeito aos discípulos, no entanto, a história deu a Tomé uma má reputação. Afinal, cada um dos 12 apóstolos, exceto João, abandonou Jesus durante seu julgamento e morte no Calvário .

Thomé era propenso a extremos. Anteriormente, ele havia demonstrado uma fé corajosa, disposto a arriscar a própria vida para seguir Jesus até a Judéia. Há uma lição importante a ser aprendida com o estudo de Tomé: se estivermos realmente buscando conhecer a verdade e formos honestos conosco e com os outros sobre nossas lutas e dúvidas, Deus nos encontrará fielmente e se revelará a nós, apenas como fez com Tomé.

Tiago menor

Apóstolo Tiago, o Menor
Arquivo Hulton / Getty Images

Tiago Menor é um dos apóstolos mais obscuros da Bíblia. As únicas coisas que sabemos com certeza são seu nome e que ele esteve presente no cenáculo de Jerusalém depois que Cristo ascendeu ao céu.

Em Twelve Ordinary Men , John MacArthur sugere que sua obscuridade pode ter sido a marca distintiva de sua vida. É bem possível que o anonimato completo de James the Less revele algo profundo sobre seu personagem.

Simão o zelote

Apóstolo São Simão
 Detalhe do “Apóstolo São Simão” de El Greco, 1610-1614. Imagens de Belas Artes / Heritage Images / Getty Images

Quem não gosta de um bom mistério? Uma questão intrigante na Bíblia é a identidade exata de Simão, o zelote, o próprio apóstolo misterioso da Bíblia.

As Escrituras não nos dizem quase nada sobre Simão. Nos Evangelhos, ele é mencionado em três lugares, mas apenas para listar seu nome. Em Atos 1:13 aprendemos que ele estava presente com os apóstolos no cenáculo de Jerusalém depois que Cristo ascendeu ao céu. Além desses poucos detalhes, podemos apenas especular sobre Simão e sua designação como zelote.

Tadeu

São Tadeu
 Detalhe de “São Tadeu” de Domenico Fetti. © Arte & Immagini srl / Corbis via Getty Images

Listado junto com Simão, o Zelote, e Tiago, o Menor, o apóstolo Tadeu completa um agrupamento dos discípulos menos conhecidos. Em Twelve Ordinary Men , o livro de John MacArthur sobre os apóstolos, Thaddeus é caracterizado como um homem gentil e de bom coração que exibia humildade infantil.

Judas Iscariotes

Judas
 Com remorso, Judas Iscariotes joga fora as 30 moedas de prata que recebeu em pagamento por trair a Cristo. Arquivo Hulton / Getty Images

Judas Iscariotes é o apóstolo que traiu Jesus com um beijo. Por este ato supremo de traição, alguns diriam que Judas Iscariotes cometeu o maior erro da história.

Ao longo do tempo, as pessoas tiveram sentimentos contraditórios sobre Judas. Alguns sentem ódio por ele, outros sentem pena e alguns até o consideram um herói . Não importa como você reaja a Judas, uma coisa é certa: os crentes podem se beneficiar muito ao dar uma olhada séria em sua vida.

Fonte:learnreligions


Até mais!

Equipe Tête-à-Tête