Policarpo Quaresma e Gonzaga de Sá são os maiores romances de nossa literatura e das poucas obras que podemos apresentar ao estrangeiro.
Seria totalmente errado o método de crítica psicológica a de querer explicar os defeitos do escritor pela sua vida boêmia. Convém lembrar que a boêmia literária, no Brasil, já foi uma instituição. Lima Barreto, este foi verdadeiro boêmio : este sabia que a boêmia não é divertida, e, sim, dolorosa. Quando lhe censuraram o abuso de álcool, que o impediria de escrever tantas outras obras-primas, Lima Barreto respondeu: “O que prejudica a literatura nacional, não é a cachaça, mas a burrice” . Mas nosso romancista foi um homem muito inteligente. Pela inteligência — que não é, absolutamente, inteligente à capacidade criadora — conseguiu transformar, até certo ponto, seus defeitos de escritor em qualidades. E essas qualidades criaram para definir sua posição histórica de escritor .
“O que prejudica a literatura nacional, não é a cachaça, mas a burrice” (Lima Barreto)
A importância de Lima Barreto como romancista urbano, como cronista de um Rio de Janeiro que já se foi, não é alheia à sua profissão de jornalista. A qualidade específica de Lima Barreto, o humorismo melancólico, é a sublimação dos seus sentimentos de revolta. E pela revelação literária dos seus ressentimentos de homem de cor humilhado entra na literatura brasileira um novo ambiente , o suburbano, e uma nova classe.
Será possível comparar esse escritor brasileiríssimo a fenômeno semelhante em outra literatura? Penso em Jules Vallès, o autor da autobiografia de Jacques Vingtras, seminaturalista vitriólico, rebelde da Comuna de 1870. Apesar desse passado revolucionário, um antirrevolucionário como Barrès lhe elogiou muito a força. E Taine, antirrevolucionário também, erigiu-lhe, nas últimas páginas das Origines de la France contemporaine, um memento à vítima de uma falsa civilização de superfície e, no entanto, francês de quatro costados. Assim como foi brasileiro e carioca de quatro costados nosso Lima Barreto.
— OM Carpeaux, Lima Barreto redivivus (trechos; adaptado)
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta