A inveja e os invejosos.
A inveja é um desejo de possuir o que os outros têm, sejam objetos materiais, como carros ou traços de caráter, ou algo mais emocional, como uma perspectiva positiva ou paciência. Segundo a tradição cristã, invejar os outros resulta em não ser feliz por eles. Aquino escreveu essa inveja:
“… é contrário à caridade, de onde a alma deriva sua vida espiritual… A caridade se alegra com o bem do próximo, enquanto a inveja se entristece por isso.”
Desfazendo o Pecado da Inveja
Filósofos não-cristãos como Aristóteles e Platão argumentaram que a inveja leva ao desejo de destruir aqueles que são invejados para que possam ser impedidos de possuir qualquer coisa. A inveja é assim tratada como uma forma de ressentimento.
Fazer da inveja um pecado tem o inconveniente de encorajar os cristãos a ficarem satisfeitos com o que têm, em vez de se oporem ao poder injusto dos outros ou buscarem ganhar o que os outros têm. É possível que pelo menos alguns estados de inveja sejam devidos a como alguns possuem ou carecem de coisas injustamente. A inveja poderia, portanto, tornar-se a base para combater a injustiça. Embora existam razões legítimas para se preocupar com o ressentimento, provavelmente há mais desigualdade injusta do que ressentimento injusto no mundo.
Concentrar-se nos sentimentos de inveja e condená-los, em vez da injustiça que causa esses sentimentos, permite que a injustiça continue incontestada. Por que devemos nos alegrar com alguém obtendo poder ou posses que não deveria ter? Por que não devemos lamentar alguém que se beneficia da injustiça? Por alguma razão, a injustiça em si não é considerada um pecado mortal. Mesmo que o ressentimento fosse indiscutivelmente tão ruim quanto a desigualdade injusta, ele diz muito sobre o cristianismo que chegou a ser rotulado de pecado, enquanto o outro não.
Punição
Pessoas invejosas – aquelas culpadas de cometer o pecado mortal da inveja – serão punidas no inferno sendo imersas em água gelada por toda a eternidade. Não está claro que tipo de conexão existe entre punir a inveja e suportar a água gelada. O frio deveria ensiná-los por que é errado desejar o que os outros têm? Isso deveria acalmar seus desejos?
…
Fonte:learnreligions
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête

:max_bytes(150000):strip_icc():format(webp)/EnviousPunished-e-56a04bb83df78cafdaa0f29d.jpg)
Deixe uma resposta