O Futebol Americano, como o nome já indica é um desporto que foi criado nos Estados Unidos da América, começando ele por ser uma variante de rugby e futebol (ou soccer) e com o passar do tempo, as regras do futebol americano foram se alterando até os dias de hoje.
É considerado um jogo bastante violento e bruto, e por isso algumas pessoas mais sucetíveis ficam abaladas.
No entanto, se formos comparar com outros desportos, como por exemplo o rugby, que apesar de ter várias regulamentações sobre como um jogador pode investir no outro, eles não utilizam quase proteção nenhuma, sendo um jogo bem mais físico e os jogadores profissionais sempre têm um pergaminho de lesões…
História do Futebol Americano
Como já dissemos, este desporto surgiu da adaptação do rugby e do futebol, que teve o seu inicio quando as universidades de Harvard e McGill decidiram fazer uma série de 3 jogos entre elas, em 1867, e enquanto a equipe de Harvard jogava o jogo de Boston (o qual era semelhante ao futebol) e a equipe de McGill jogava rugby.
Como nessa altura não existiam regras super regulamentadas e de lugar para lugar havia sempre diferenças entre elas e ao longo do tempo os jogos entre as universidades foram sofrendo mudanças nas suas regras até que se foram distanciando cada vez mais do rugby, surgindo assim o Futebol Americano.
Hoje em dia, este desporto conseguiu até já ultrapassar o Baseball em termos de popularidade nos Estados Unidos, sendo a final do campeonato da NFL, chamada de Super Bowl, um dos maiores, se não o maior evento desportivo do ano naquele país.

Jogo de Futebol Americano
O jogo de futebol Americano consiste na disputa de pontos, por parte de duas equipes, cada uma com 11 jogadores em campo, sendo este um desporto bastante estratégico e com variadíssimas jogadas que tornam o jogo mais complexo e impressionante.
O jogo é dividido por quatro períodos de 15 minutos cada, fazendo um total de 60 minutos, mas o cronómetro é parada em muitas situações, tais como faltas, quando a bola sai pela linha lateral, alguma equipe pontua ou quando num passe ninguém agarra a bola antes de ela tocar no chão.
A partida inicia com um kick off (pontapé que ocorre a 35 jardas que uma equipe faz para o campo da outra equipe, sendo chutada pelo kicker), acontecendo no inicio de cada tempo e quando alguma das equipas marca algum ponto.
Também é permitido aos técnicos de cada equipe pedirem time-out, como se faz em outros desportos, que consiste numa pequena pausa para o técnico comunicar com a sua equipa ou quebrar o ritmo da outra equipe. Cada equipe tem direito a 3 time-outs por metade.

Quadra/Campo do Futebol Americano
O campo de Futebol Americano tem de comprimento 120 jardas (aproximadamente 109 metros) e 53,3 jardas de largura (quase 49 metros), sendo que o campo é dividido por linhas de 10 em 10 jardas ao longo do seu comprimento.
Para lá da linha de fundo de cada um dos lados encontra-se a Endzone, que é o lugar onde os jogadores marcam os Touchdowns, geralmente sendo de outra cor para ser fácil de identificar pelos jogadores no meio do jogo.

Jogadas e Como Jogar Futebol Americano
Ao contrário da grande maioria dos desportos coletivos, em que o jogo é dinâmico de forma a que as duas equipes atacam e defendem ao mesmo tempo, isto já não acontece no futebol Americano.
Enquanto uma equipe esta a atacar, a outra esta a defender. Quando muda, normalmente o alinhamento das equipes também muda.
Cada equipe tem 4 tentativas (ou downs) para avançar 10 jardas. Caso não o consiga fazer, a equipe que estava a defender passa a atacar e vice-versa.
Normalmente quando já estão na 4ª tentativa a equipe faz um punt, que é um chute, mandando a bola para o mais longe possível do seu campo para não arriscar perder a posse de bola (e do ataque) muito perto do seu lado.

Pontuação
De forma resumida, existem duas formas de marcar pontos.
A primeira e que se traduz em mais pontos, é o famoso touchdown, que consiste em levar a bola até ao fim do campo de lado adversário, até a Endzone, as quais ficam nas ultimas 10 jardas de cada extremidade (se considerarmos o campo com 120 jardas). A partir do momento em que o jogar entra nessa zona com a bola a equipa marca 6 pontos.
Após isso, a equipe que marcou tem duas opções: ou escolhe um extra point, que é um chute a 12 jardas para acertar entre os dois postes da “baliza” marcando assim 1 ponto, o que é o mais comum já que é relativamente fácil acertar já que fica bastante perto.
A equipe pode também escolher uma conversão, que é a oportunidade de marcar outro touchdown, partindo da marca das 2 jardas, sendo que este touchdown valeria 2 pontos.
Por último, a equipe também pode tentar a qualquer momento chutar a bola na tentativa de acertar entre os postes da “baliza” do adversário, sendo que normalmente os jogadores só o fazem quando estão mais ou menos entre 20 e 40 jardas de distância e já vão na 4ª tentativa de avançar, não fazendo um punt.
Não se deve fazer isto muito longe, primeiro porque mais longe começa a ficar muito difícil de ter hipótese de acertar e quando se falha um field goal, a equipa adversária recupera a bola no sitio onde foi efetuado o chute.

Troca de Posse Bola
As equipes trocam a posse de bola, e consequentemente as funções de ataque para defesa e vice versa nas seguintes situações:
Não avançar as 10 jardas: Se depois dos 4 downs a equipe que esta a atacar não ter conseguido avançar as 10 jardas tem que devolver a posse de bola à equipe adversária;
Field Goal falhado: Se ao tentar efetuar um field goal, ele não acertar, a equipe que estava a defender ganha a posse de bola e começa a avançar onde foi efetuado o chute.
Fumble: É quando um jogador deixar cair a bola porque não a conseguiu receber depois de um passe ou mais comum, depois de um violento tackle que o forçou a largar a bola. Esta continua em jogo e pode ser recuperada pelo adversário.
Punt: Como já dissemos, como uma jogada de recurso, as equipes quando estão na 4ª tentativa para conquistar 10 jardas, muitas vezes acabam por recorrer ao punt para afastar a equipe do seu lado do campo, devolvendo-lhes a bola com um chute.
Intercetação: Quando um jogador consegue intercetar um passe no ar, a equipe que estava a defender fica automaticamente com a posse de bola.
Posições dos Jogadores
Posições ofensivas
- Quarterback (QB): cria as jogadas e lança a bola. É o cérebro do time
- Running Back (RB): são os corredores
- Wide Receiver (WR): são os recebedores rápidos
- Tight End (TE): último bloqueador da linha ofensiva
- Center (C): responsável pela linha ofensiva. Passa a bola pro QB
- Guards (LG/RG): Bloqueadores
- Tackle (LT/RT): Protege o QB
Posições defensivas
- Defensive End (DE): impede corridas e tentam derrubar o QB
- Defensive Tackle (DT): impede corridas e tentam derrubar o QB
- Linebackers (LB): defende jogadas e corridas do ataque
- Cornerbacks (CB): marcam os WR
- Safeties (S): são os últimos defensores da defesa
- Kicker (K): chuta o field goal e dá o chute inicial
- Punter (P): chuta a bola

Equipamentos
No futebol são usados diversos equipamentos, mais que na maioria dos desportos, sendo a maioria deles dispositivos de proteção para o jogador. Vamos agora enumerar esses equipamentos.
Bola
A Bola é normalmente feita de couro, sendo ela costurada com rendas, e tem um formato oval, sendo assim mais aerodinâmica que uma bola redonda, sendo assim ideal para ser arremessada.
Capacete
Feito de um plástico bastante duro, protege a cabeça do jogador e tem à frente da cara uma grade para o proteger também mas mantendo a visibilidade. Faz também parte do equipamento do jogador.
Protetores
Usam vários tipos de protetores que os protegem em múltiplos sítios, desde os ombros, peito, joelhos, quadril e coxas.
Luvas
Usam luvas especiais para Futebol Americano, aumentando assim a sua aderência e ajudando os jogadores a segurar a bola.
Calças e Camisa
Estas não tem função nenhuma em especifico, sendo apenas parte do uniforme, onde se fazem representar as cores e o símbolo da equipe. Também consta o número e nome do jogador para serem identificados.
Chuteiras
Como o piso é gramado/relvado, os jogadores utilizam chuteiras com pitons para conseguir um melhor contato com o solo.

Faltas mais comuns
Bandeira Amarela: O árbitro manda uma bandeia amarela para o chão para assinalar alguma falta ou penalidade e assim avisar os jogadores, equipe técnica e os outros árbitros;
Atraso do Jogo: A equipe que esta a atacar tem 40 segundos para iniciar novamente a sua jogada. Se não o fizer, é penalizada com um recuo de 5 jardas.
Saída falsa: para começar uma jogada de modo válido, os jogadores do time com a posse da bola precisam estar totalmente parados. Somente um jogador (que não esteja na primeira linha) pode estar em movimento, sempre paralelo à linha de scrimmage. Qualquer movimento de outro jogador que simule o início da jogada é caracterizado como falta e a punição é o recuo de 5 jardas.
Offside: é marcada se um jogador do time que se defende ultrapassar a linha de scrimmage antes do início da jogada. Como punição, a defesa recua 5 jardas
Holding: durante uma jogada, somente o jogador com a posse da bola pode ser segurado ou agarrado. Todos os demais podem apenas se empurrar. se um atacante segura um defensor, seu time é punido com recuo de 10 jardas. Se um defensor segurar um atacante, sua equipe perde 5 jardas e o ataque ganha o primeiro down automático.
Interferência no passe: O defensor não pode empurrar ou algo fazer algo semelhante no atacante para impedir que este faça a recepção da bola. Pode apenas haver contato quando este tentar entrar em contato com a bola. Se isto acontecer, a equipa continua a atacar do local da falta contando como o 1º down.
Falta pessoal: Agredir o jogador adversário com o capacete na cabeça, nos joelhos, fazer um tackle fora do campo ou outra coisa qualquer que o árbitro considere anti-jogo e anti-desportivo. É dada uma penalização de 15 jardas e conta como 1º down.
…
Fonte:esporteregras
Até mais!
Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta