Geração Y, também conhecida por Millennials, é a geração das pessoas que nasceram entre os anos 80 e início dos 90. São ainda chamadas de Geração do Milênio ou Geração da Internet, devido ao fato de serem os primeiros a nascerem num mundo totalmente globalizado.
A geração Y se caracteriza por ter vivenciado muitos avanços tecnológicos e crescimento de diversos países que acabaram tornando-se potências mundiais.
As crianças da geração Y cresceram tendo o que muitos de seus pais não tiveram, como TV a cabo, videogames, computadores, vários tipos de jogos, e muito mais.
Os Millennials também são conhecidos por terem grande ambição. É normal encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente.
As empresas, sempre interessadas com o tipo de público que querem atingir, fazem diversas pesquisas de mercado para saber qual o produto que a geração Y está interessada, como eles querem ser atendidos e que estão procurando, pois é um público geralmente muito exigente, sempre antenado em novas tecnologias e novos produtos.
A geração Y é um público ávido por inovações, querem ter sempre a televisão mais moderna, o smartphone do momento, todos os produtos mais tecnológicos possíveis.
Em contrapartida, a geração Y também ficou conhecida por ser a geração mais preocupada com o meio ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles estão muito interessados em deixar um bom lugar para seus filhos viverem.
Características da Geração Y (Millennials)
- Estão constantemente conectados à internet;
- Procuram informações imediatas e de modo fácil;
- Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos;
- Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios;
- Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);
- Buscando sempre novas tecnologias;
- Preocupação com o meio ambiente;
- Ambiciosos;
- Geração globalizada;
- Acostumados a multitarefas (fazer muitas coisas ao mesmo tempo);
- Mais autônomos e individualistas, do ponto de vista profissional.
Geração X, Y e Z
Geração X, Y e Z são conceitos sociológicos que caracterizam pessoas que nasceram em diferente épocas.
A Geração X consiste nos indivíduos que nasceram no final dos anos 60 até o início dos anos 80; a Geração Y é composta por pessoas que nasceram entre o final da década de 70 e início dos anos 90; a Geração Z é representada por pessoas que nasceram entre a metade da década de 90 e 2010.
Cada geração é influenciada por diversos fatores culturais de sua época (como a tecnologia, desenvolvimento econômico atual do país em questão, etc) e por isso têm formas distintas de viver e pensar.
As pessoas da Geração Y e Z apresentam muitas características similares, como o maior sentimento de ansiedade, desejo pelo imediatismo e naturalidade em meio às novas tecnologias, por exemplo, fazendo com que alguns indivíduos consigam se identificar com ambas as gerações.
Geração Y no mercado de trabalho
No mercado de trabalho e no contexto empresarial, muitas vezes existem conflitos entre elementos que são de diferentes gerações, porque têm formas muito diferentes de agir e pensar.
Por exemplo, se um trabalhador da geração X é hierarquicamente inferior a um da geração Y, podem ocorrer alguns problemas. Enquanto um indivíduo da geração Y procura inovar, o da geração X prefere manter o equilíbrio e a estabilidade existentes.
Até mais!
Benhur Teixeira
Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta