Dez situações que um subordinado deve evitar diante de seu superior. Dentre as mais comuns estão levar a ele disputas com outros membros da equipe; dizer que teve uma oferta de emprego com salário maior (e não ter aceitado); e um sem número de reclamações sobre diferente motivos. Confira a lista..
1 – Evite que seu ego fique grande demais. Reclamar sobre um colega para seu superior querendo impor sua vontade não vai fazer com que ele interceda a seu favor indo conversar com esse colega de trabalho. Uma pessoa focada em sua carreira não deve estar interessada neste ponto.
3 – Comemorar o fracasso de outros, fazer fofoca, compartilhar informações sigilosas ou mentir para prejudicar um inimigo. Todas essas são faltas de caráter que não são toleradas por um superior.
4 – “Eu recusei uma oferta de ‘tanto’ essa semana. Foi por pouco que não saí, mas no final decidi ficar”. Analisar ofertas enquanto você está empregado é bom para ter uma noção de seu valor no mercado. Mas ficar falando sobre isso na frente de seu superior é “mexer com fogo”. E, a propósito, não blefe. Esse argumento só pode ser usado na negociação de uma promoção ou salário maior caso você realmente vá deixar a empresa caso não tenha seu pedido atendido pelo atual empregador.
5 – “Eu estava aqui há mais tempo, deveria ter sido promovido antes do ‘fulano'”. Dizer que estava na empresa há mais tempo que alguém que ganhou um aumento é a pior justificativa para pedir uma promoção. Pense no que você agregou a sua empresa ou então peça para seu superior explicar o que ele quer de você ao invés de dizer que chegou primeiro ou desmerecer os feitos de um colega.
6 – Usar um obstáculo como desculpa. Ao invés de reclamar sobre fluxos ou qualquer situação que não funciona em sua empresa, tente endereçar a seu superior soluções para esses problemas e não usá-los como “muleta”.
7 – Usar um tom de acusação a respeito de problemas. Citar problemas que seu superior certamente já conhece usando isso como dificuldade para chegar a um resultado não vai ser produtivo nem fazer com que você suba na empresa. Tente mais uma vez mostrar sua sugestão para transpor essa dificuldade e de forma calma.
8 – “Eu não estou feliz aqui”. Antes de dizer isso a seu superior, lembre-se que você é o responsável por sua felicidade. Não é trabalho de seu superior fazer você feliz. Deixe-o saber, dentro das possibilidades do mundo profissional, o que precisa para ser feliz.
9 – “Eu não preciso de autorização para fazer isso”. Uma atitude como essa é considerada uma gafe.
10 – “Eu consegui uma boa performance durante o ano todo e ninguém me ofereceu um aumento. Onde está meu incentivo?”. Isso pode ser interpretado como imaturidade emocional.
Fique atento!
Benhur Teixeira
Equipe Tête-à-Tête

Deixe uma resposta